domingo, 12 de agosto de 2012

ANÁLISE DE TODAS AS PROVAS E DO QUADRO DE MEDALHAS NOS PRÓXIMOS DIAS


Os Jogos Olímpicos de 2012 não terminaram no Blog "Londres - Favoritos 2012". Nos próximos dias irei disponibilizar os resultados, colocar fotos, fazer análises de cada prova. E também analisar partticipação de cada país no evento em termos de conquista de medalhas. Espero contar com a presença dos leitores que estiveram comigo nestes dias. Não pude dar muita atenção ao blog nos últimos dias porque realizo as gravações das disputas em Londres-2012. E não posso deixar de registrá-las.

Um abraço e conto com a participação de vocês.

Alexandre Carvalho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Alexandre,
sou um apaixonado por esportes e por Olímpiadas, que acompanho desde a de Munique72 com os meus 10 anos. Quero te dar os parabéns pelo seu blog e principalmente pelo estilo criado por voce. Acompanho outros blogs de profissionais e aficcionados por olimpíadas (todos excelentes) mas o seu tem uma característica importantíssima: o detalhamento prova a prova, os favoritos, os diversos munidais enfim , uma riqueza de detalhas. Vivemos num país em que os torcedores que agem e reagen como se estivessem assistindo futebol, aonde só o 1º lugar interessa. No meu tempo, ganhávamos uma de bronze, quando muito duas. A maioria não tem nenhuma ideia do significado para um país, ainda em desenvolvimento, ganhar 17 medalhas. Ainda há muito a melhorar mas, a História do nosso país mostra qua aqui tudo é muito lento e , no esporte não seria diferente. Ninguém acompanha durante 4 anos os atletas, seus problemas, seus treinamentos e seus adversários para poder ter ideia das dificuldades. Tenho esperança que um dia, nosso país ganhará uma quantidade de medalhas compatível com seu tamanho, sua gente, sua diversidade com a força que os atletas brasileiros tem, oriunda da capacidade do seu povo quando as condições e oportunidades são dadas PARA TODOS.
Parabéns mais uma vez. Um abraço do apaixonado por olimpíadas desde que se entende por gente,Mario Augusto Maciel (Rio de Janeiro).

Alexandre Medeiros Jorge de Carvalho disse...

Mario,

Muito obrigado pelas palavras. Realmente sou muito detalhista, pra mim todas as provas possuem a mesma importância. No Blog, conforme os Jogos foram transcorrendo, eu não pude realizar atualizações com maior frequência. Agora, terminados os Jogos, poderei retomar meu trabalho com o blog, mas com análise de cada resultado. Quanto ao Brasil, realizou uma boa campanha, até poderia ser um pouco melhor, mas o país, dados os problemas governamentais, toda a picaretagem política, a corrupção em todas as esferas de governo, ainda conseguiu um bom resultado. Estabeleceu um novo recorde de medalhas e poderá mirar os Jogos de 2016 com pretensões mais ousadas. Ficar entre os top 10 não chega a ser algo impossível, mas um bom trabalho já deveria ter sido iniciado. Lamento pelo Atletismo, que poderia ter uma atenção maior e conduzir o país ao pódio. Ao menos, o Judô e o Boxe são boas realidades e indicam a importância dos esportes de combate no desempenho de um país no quadro de medalhas, além de não sofrer tanta influência do fator doping. O Brasil deveria ampliar a base para a Luta Livre e Greco-romana e para o Taekwondo. Com esses quatro esportes bem estruturados, a campanha brasileira poderá ser memorável. Fico feliz em saber que vc pôde acompanhar os Jogos de Munique, Montreal, Moscou...Eu comecei em Los Angeles, mas passei realmente a acompanhar e a gravar a partir de 1988. Os Jogos de Seul foram os mais memoráveis a que assisti. Foi tudo muito mágico. A União Soviética com aquele desempenho arrasador, a Alemanha Oriental encarando os EUA, os demais países do Leste Europeu com fortes apresentações, notadamente a Bulgária, 35 medalhas, 10 de ouro.
É muito legal poder escrever para alguém que viveu a época da escassez de medalhas. Os anos 70, para o esporte brasileiro, foram difíceis, com apenas 4 medalhas em dois Jogos Olímpicos. Essas 17 medalhas possuem um grande significado. Aliás, desde 1996 o Brasil estabeleceu um padrão, conseguindo sempre chegar aos dois dígitos no total de medalhas. O Brasil evoluiu muitíssimo. Por outro lado, vejo com tristeza o desempenho da Bulgária, relegada simplesmente a um papel de país que sexto mundo, com somente 2 míseras medalhas. Quantas mudanças ocorreram nos últimos tempos. Se compararmos os períodos, veremos a ascensão da China, o declínio da Alemanha e dos países soviéticos, o fortalecimento da Coreia do Sul. Houve uma inversão no quadro de medalhas, com os países do Leste Europeu cedendo lugar aos países da europa ocidental (França, Itália e Reino Unido), aos fortes asiáticos (China, Japão e Coreia do Sul),e à Austrália.Continue apreciando o Blog. O do Rio de Janeiro está no forno, assim como o de Sochi-2014. Mais atualizações ocorrerão no Geografia Olímpica, que ficou um pouco abandonado nestes últimos tempos.

Seja sempre bem-vindo.