quarta-feira, 29 de agosto de 2012

VOLEIBOL - Feminino



Feminino

Quadra
BRA
Fabiana Claudino
Dani Lins
Paula Pequeno
Adenízia da Silva
Thaísa Menezes
Jaqueline Carvalho
Fernanda Ferreira
Tandara Caixeta
Natália Pereira
Sheilla Castro
Fabiana de Oliveira
Fernanda Garay
EUA
Danielle Scott-Arruda
Tayyiba Haneef-Park
Lindsey Berg
Tamari Miyashiro
Nicole Davis
Jordan Larson
Megan Hodge
Christa Harmotto
Logan Tom
Foluke Akinradewo
Courtney Thompson
Destinee Hooker
JAP
Hitomi Nakamichi
Yoshie Takeshita
Mai Yamaguchi
Erika Araki
Kaori Inoue
Maiko Kano
Yuko Sano
Ai Otomo
Risa Shinnabe
Saori Sakoda
Yukiko Ebata
Saori Kimura
Praia
EUA
Misty May-Treanor
Kerri Walsh Jennings
EUA
Jennifer Kessy
April Ross
BRA
Juliana Felisberta
Larissa França

Quadro de medalhas

País
Total
Ouro
Prata
Bronze
NP
EUA
3
1
2
-
2
Brasil
2
1
-
1
2
Japão
1
-
-
1
1
TOTAL
6
2
2
2
2

Os Estados Unidos confirmaram seu favoritismo nas competições femininas de Voleibol nos Jogos Olímpicos de 2012, conquistando um total de 3 medalhas, 1 de ouro. Ficaram com as medalhas de ouro e de prata na praia e com a de prata na quadra coberta. Esperavam a medalha de ouro também nesta disputa, mas acabaram surpreendidos pelo revigorado Brasil na final. O Brasi, por sua vez, realizou uma boa campanha, somando 2 medalhas, a de ouro na disputa em quadra coberta, e a de bronze na competição na areia. O Japão ficou com a medalha restante, a de bronze na quadra coberta. O Brasil era um dos candidatos ao pódio na quadra coberta, mas realizou uma campanha irregular na primeira fase, chegando a ter sua classificação ameaçada. Na primeira fase, venceu a Turquia com dificuldades (3-2) e ainda caiu diante dos EUA (1-3). Não bastasse a derrota para os EUA, sofreu outra derrota maior ainda diante da Coreia do Sul (0-3). Recuperou-se diante da China (3-2) e da Sérvia (3-0). Nas quartas-de-finais, realizou um duríssimo jogo contra a Rússia, que liderou a fase de classificação em seu grupo, mas que só conseguiu a vaga olímpica no torneio pré-olímpico mundial. Venceu por 3-2, com direito a uma vitória por 21-19 no quinto set. Na semifinal, não tomou conhecimento do Japão ao vencer por 3-0. Na final, diante dos EUA, parecia que o Brasil ficaria com a medalha de prata, principalmente após perder o primeiro set por 25-11. Porém, o time reagiu de forma arrasadora e as norte-americanas, que devem ter relaxado após a fácil vitória no primeiro set, não conseguiram encontrar seu jogo e perderam os três sets seguintes. O Brasil venceu por 3-1 e conquistou o bicampeonato olímpico. Na disputa pela medalha de bronze, o Japão derrotou a Coreia do Sul por 3-0 e voltou ao pódio olímpico após uma ausência de 28 anos. Os Estados Unidos realizaram uma campanha muito melhor do que a do Brasil. Venceram 22 sets e perderam apenas 5, acumulando 7 vitórias e 1 derrota. Já o Brasil, venceu 6 jogos e perdeu 2, acumulando 19 sets vencidos contra 13 perdidos. Na primeira fase, os EUA bateram a Coreia do Sul e o Brasil por 3-1 e arrasaram a China, a Sérvia e a Turquia por 3-0. Nas quartas-de-finais, não tomaram conhecimento da República Dominicana, vencendo-a por 3-0. Na semifinal, massacraram a Coreia do Sul, também por 3-0. Na final, pareciam que conquistariam seu primeiro título olímpico ou mundial no voelibol feminino, principalmente após uma vitória por 25-11 no primeiro set. Porém, a ilusória facilidade acabou afetando a concentração norte-americana, e o Brasil foi arrasador ao vencer os três sets seguintes.    

terça-feira, 28 de agosto de 2012

VOLEIBOL - Masculino



Masculino

Quadra
RUS
Nikolay Apalikov
Taras Khtey
Sergey Grankin
Sergey Tetyukhin
Aleksandr Sokolov
Yury berezhko
Aleksandr Butko
Dmitriy Muserskiy
Dmitriy Ilinikh
Maxim Mikhaylov
Aleksandr Volkov
Aleksey Obmotchaev
BRA
Bruno Rezende
Wallace de Souza
Sidão
Leandro Vissotto
Giba
Murilo Endres
Sérgio Santos
Thiago Soares Alves
Rodrigão
Lucão
Ricardo Garcia
Dante Amaral
ITA
Cristian Savani
Luigi Mastrangelo
Simone Parodi
Samuele Papi
Michal Lasko
Ivan Zaytsev
Dante Boninfante
Dragan Travica
Alessandro Fei
Emanuele Birarelli
Andrea Bari
Andrea Giovi
Praia
ALE
Julius Brink
Jonas Reckermann
BRA
Alison Cerutti
Emanuel Rego
LET
Martins Plavins
Janis Smedins

Quadro de medalhas

País
Total
Ouro
Prata
Bronze
NP
Brasil
2
-
2
-
2
Alemanha
1
1
-
-
1
Rússia
1
1
-
-
1
Itália
1
-
-
1
1
Letônia
1
-
-
1
1
TOTAL         
6
2
2
2
2

O Brasil foi o único país a ter conquistado mais de uma medalha nas disputas masculinas do torneio olímpico de Voleibol de 2012. Ficou em segundo lugar tanto na disputa em quadra coberta quanto na areia. As medalhas de ouro ficaram com a Rússia, na quadra coberta, e com a Alemanha, na areia. A Itália, que já foi a principal força mundial no Voleibol masculino, obteve a medalha de bronze em quadra coberta, enquanto a Letônia alcançou a mesma posição na areia. Na quadra coberta, a Rússia obteve 4 vitórias e 1 derrota na primeira fase. Derrotou a Alemanha por 3-0, mas caiu diante do Brasil, também 3-0. Depois obteve vitórias sucessivas contra Tunísia (3-0), EUA (3-2) e Sérvia (3-0). Nas quartas-de-finais, bateu a poderosa Polônia por incríveis 3-0. Na semifinal, superou a Bulgária por 3-1. Na final, depois de perder os dois primeiros sets, conseguiu uma história virada contra o poderosíssimo Brasil, tricampeão mundial. Na disputa pela medalha de bronze, a Itália bateu a Bulgária por 3-1. O Brasil era um dos favoritos à conquista da medalha de ouro, dividindo posição com EUA, Polônia e Rússia. Na primeira fase, ficou em segundo lugar em seu grupo, com 4 vitórias e uma derrota. Arrasou a Tunísia e a Rússia, ambos por 3-0. Depois, seguiu sua condição de freguês dos EUA, com uma derrota por 1-3. Recuperou-se com a vitória diante da Alemanha (3-0). Nas quartas-de-finais, bateu a Argentina por 3-0, e repetiu o mesmo resultado diante da Itália na fase semifinal. Na final, venceu os dois primeiros sets e esteve a ponto de fechar o jogo em 3-0, mas permitu a virada russa no terceiro set, 29-27. Depois, perdeu os sets seguintes e a que seria a terceira medalha de ouro olímpica. Um final de prata para uma das maiores gerações de jogadores da história do voleibol brasileiro. No Voleibol de praia, a dupla alemã, campeã mundial em 2009, endureceu o jogo contra os brasileiros e conquistou a medalha de ouro com uma vitória por 2-1. A medalha de bronze ficou com a Letônia. A grande decepção do Voleibol masculino acabou sendo os Estados Unidos, que não conseguiram chegar à fase semifinal em nenhum dos torneios. Apontados como grandes favoritos à conquista de medalha tanto na quadra quanto na areia, os EUA acabaram ficando pelas quartas-de-finais.  

VELA - RESULTADOS



Masculino

Prancha
HOL - 15
Dorian van Rijsselberghe
RUN - 41
Nick Dempsey
POL - 60
Przemyslaw Miarczynski
Laser
AUS - 43
Tom Slingsby
CHP - 59
Pavlos Kontides
SUE - 72
Rasmus Myrgren
Finn
RUN - 46
Ben Ainslie
DIN - 46
Jonas Hogh-Christensen
FRA - 49
Jonathan Lobert
470
AUS - 22
Mathew Belcher
Malcolm Page
RUN - 30
Luke Patience
Stuart Bithell
ARG - 63
Lucas Calabrese
Juan de la Fuente
Star
SUE - 32
Fredrik Lööf
Max Salminen
RUN - 34
Iain Percy
Andrew Simpson
BRA - 40
Robert Scheidt
Bruno Prada

Quadro de medalhas

País
Total
Ouro
Prata
Bronze
NP
Reino Unido
4
1
3
-
4
Austrália
2
2
-
-
2
Suécia
2
1
-
1
2
Holanda
1
1
-
-
1
Chipre
1
-
1
-
1
Dinamarca
1
-
1
-
1
Argentina
1
-
-
1
1
Brasil
1
-
-
1
1
França
1
-
-
1
1
Polônia
1
-
-
1
1
TOTAL
15
5
5
5
5

O anfitrião Reino Unido era apontado como o grande favorito para dominar as competições masculinas de Vela nos Jogos Olímpicos de Londres. Confirmou seu favoritismo em número de pódios, com 4 medalhas em 5 provas, mas decepcionou profundamente ao conquistar apenas uma medalha de ouro, com o fantástico Ben Ainslie, tetracampeão olímpico. A Austrália chamou para si a atenção ao vencer as disputas na classe laser e 470, send o único país com mais de uma vitória. Além da Austrália, apenas a Suécia chegou mais de uma vez ao pódio. Há de se destacar também a primeira medalha de Chipre, com o segundo lugar na classe laser. 

Feminino

Prancha
ESP - 26
Marina Alabau
FIN - 46
Tuuli Petäjä
POL - 47
Zofia Klepacka
Laser
CHN - 35
Xu Lijia
HOL - 37
Marit Bouwmeester
BEL - 40
Evi Van Acker
470
NZE - 35
Jo Aleh
Olivia Powrie
RUN - 51
Hannah Mills
Saskia Clark
HOL - 64
Lisa Westerhof
Lobke Berkhout
Elliott 6m
ESP - 3-2
Támara Echegoyen
Ángela Pumariega
Sofía Toro
AUS - 2-3
Olivia Price
Nina Curtis
Lucinda Whitty
FIN - 3-1
Silja Lehtinen
Silja Kanerva
Mikaela Wulff

Quadro de medalhas

País
Total
Ouro
Prata
Bronze
NP
Espanha
2
2
-
-
2
Finlândia
2
-
1
1
2
Holanda
2
-
1
1
2
China
1
1
-
-
1
Nova Zelândia
1
1
-
-
1
Austrália
1
-
1
-
1
Reino Unido
1
-
1
-
1
Bélgica
1
-
-
1
1
Polônia
1
-
-
1
1
TOTAL
12
4
4
4
4

A Espanha foi a grande sensação das provas femininas de Vela dos Jogos Olímpicos de 2012, ao conquistar 2 medalhas, ambas de ouro, com vitórias nas classes Prancha e Elliott. Finlândia e Holanda foram os únicos países, além da Espanha, que conquistaram mais de uma medalha. China e Nova Zelândia conquistaram uma medalha de ouro cada um, enquanto o Reino Unido decepcionou ao ficar com apenas uma medalha de prata.  

Aberto

49er
AUS - 56
Nathan Outteridge
Iain Jensen
NZE - 76
Peter Burling
Blair Tuke
DIN - 114
Allan Noerregaard
Peter Lang

Quadro de medalhas

País
Total
Ouro
Prata
Bronze
NP
Austrália
1
1
-
-
1
Nova Zelândia
1
-
1
-
1
Dinamarca
1
-
-
1
1
TOTAL
3
1
1
1
1

A Austrália confirmo seu favoritismo na única prova aberta do torneio de Vela dos Jogos Olímpicos de 2012. Venceu a classe 49er com boa margem de pontos. A Nova Zelândia, também da Oceania, ficou com a medalha de prata, deixando a Dinamarca com a de bronze.